Ideias de Negócios Lucrativos: aprende a concretizar

Ago 19, 2025

A Starbucks começou numa viagem a Milão. A Dyson nasceu de uma frustração durante as limpezas. A GoPro surgiu numa viagem de surf na Austrália. O Whatsapp teve origem numa mesa de café. E tu, por que esperas para pôr as tuas ideias de negócios em prática?

 


Muitas ideias de negócios lucrativos surgem em momentos de relaxamento, necessidade ou frustração – quando o cérebro tem liberdade para reparar em problemas e pensar em soluções.

Momentos como as férias, em que tudo parece possível. O problema? Com o regresso à rotina, a motivação inicial desaparece e, com ela, o potencial. Hoje, quero ajudar-te a encontrar ideias de negócios para teres um rendimento extra. E, mais importante ainda, a não deixares as tuas ideias morrer. 

 

A experiência do Pimenta

Se acompanhas o FinPim, sabes que tenho uma cabeça daquelas que não param. Ao longo dos anos, criei alguns negócios paralelos a este projeto que me deram muito, mesmo quando os resultados não foram ideais.

Em 2017, junto com a Catarina, lançámos um projeto de TVDEs – tivemos, até este ano, uma frota de 8 carros e motoristas a trabalhar para a Uber. Um formato de negócio automatizado, cuja gestão é feita à distância.

Em 2018, arrancámos com um projeto de alojamento local. Começámos com a exploração de 2 guesthouses, e hoje temos 8, em Lisboa e arredores. Automatizamos o máximo possível – equipas de limpeza, equipas e alternativas digitais para check-in e check-out… tudo montado com planos A, B, e C, para que não falhe nada.

Como podes imaginar, lavar a roupa de todos estes alojamentos não é fácil… então, em 2019, decidimos abrir a nossa primeira lavandaria tradicional. Começámos com uma única trabalhadora, e depois abrimos um negócio: a Mimosa Engomadoria e Costura. Hoje, contamos com uma equipa de 5 pessoas, uma lavandaria física, serviço de recolha e entregas ao domicílio, e também servimos outros negócios de alojamento local.

Onde quero chegar? Mesmo com percalços, todas as ideias que funcionaram têm algo em comum – tirei-as da cabeça e dei-lhes forma. E é isso que gostava mesmo que experimentasses fazer.

 

Como escolher uma ideia de negócio?

À procura de ideias? Vamos a isso! Estas perguntas vão ajudar-te a encontrar projetos adaptados ao teu contexto atual.
Já tens ideias? Ótimo. O passo seguinte é testá-las para perceber se são realistas e têm potencial. Considera estas perguntas:

 

Que competências já tens?

Melhor que aprender uma nova skill para dar vida ao teu negócio, é aproveitar aquelas que já tens e ir aperfeiçoando pelo caminho. Pondera todas as tuas competências – até as mais banais, como cozinhar ou lidar com pessoas – para encontrares potencial.

 

O que te dá gosto fazer?

Tudo o que nos dá prazer é mais fácil de fazer. Portanto, para quê complicar? Uma ideia de negócio alinhada com as tuas paixões tem maior probabilidade de sucesso. Por outro lado, áreas que te interessam serão mais fáceis de aprender. 

 

Como podes usar os recursos que já tens?

Um carro, uma casa vazia ou até um aspirador de topo podem ser a ferramenta chave para começar o teu negócio. Antes de procurares coisas que te faltam, olha bem para aquilo que tens e pensa em como podes torná-lo rentável.

 

Quanto tempo vais investir num novo projeto?

Diferentes negócios precisam de diferentes níveis de manutenção. Se já tens um emprego a tempo inteiro, é importante considerares realisticamente quanto tempo tens disponível para investir num novo projeto. 

 

Com que contactos podes contar?

A tua rede de contactos tem um potencial maior do que imaginas. Usa-a! De certeza que conheces pessoas empreendedoras ou com conhecimentos que te podem ajudar a iniciar a tua jornada. Um exemplo: se estás a pensar em começar um negócio de alojamento local, nós ajudamos-te a dar o primeiro passo. Sem compromissos! 😉

 

Ideias de negócio à prova de férias – dicas para concretizares!

A tua ideia até pode ter nascido na praia, mas a última coisa que queremos é que também morra lá. Põe estas dicas em prática para garantires que não acontece:

Toma nota

No telemóvel, num caderno ou num guardanapo – regista a tua ideia com tantos detalhes quanto possível. Aponta também os motivos pelos quais te entusiasma.

Planeia os próximos passos

No início como durante o desenvolvimento, nunca pares de trabalhar no teu projeto sem deixar os próximos passos definidos – de preferência, passos fáceis, rápidos e aliciantes. Isto vai funcionar como gancho e motivar-te a voltar à carga no momento seguinte.

Marca no calendário e cumpre

O “quando tiver tempo” e o “quando tiver vontade” não funcionam. Agenda momentos específicos para trabalhares no teu projeto. Se fosse uma reunião de trabalho, nem pensavas duas vezes. A tua ideia merece o mesmo nível de dedicação! 

Faz um compromisso

Se tens um parceiro com quem perseguir a tua ideia, ótimo! Podem responsabilizar-se mutuamente. Se estiveres nisto a solo, também podes procurar responsabilização externa em amigos ou familiares. Ao tornares o compromisso público, sentes-te mais impelido a cumpri-lo.

Calma com a ambição

Tentar fazer tudo de uma vez é meio caminho andado para desistires. Organiza os teus objetivos por prioridade e em tarefas pequenas e realistas. A facilidade inicial vai ajudar à criação de um hábito.

Regista o progresso

Tão importante quanto avançar, é olhar para trás e valorizar quão longe chegaste. Toma nota de todas as tuas conquistas, frustrações e planos. Vai ser uma boa ajuda quando a motivação faltar.

Segue a regra dos dois dias

É simples – podes falhar um dia, mas nunca dois. Mesmo que haja dias em que só consegues concentrar-te por 15 minutos. Não ter cabeça para trabalhar nos nossos projetos é humano. Mas ao deixares-te fazê-lo por dois dias seguidos, estás a quebrar o hábito e a pôr a ideia em risco de abandono.

 

Ideias de negócios para abrir em Portugal

Não vou dizer-te que projeto deves começar, e muito menos que negócios te vão garantir lucro – até pormos em prática, é sempre uma incógnita. Mas posso dar-te algumas ideias para te inspirares, adaptadas ao teu contexto financeiro.

 

Ideias com zero investimento inicial

  • Freelancing online (redação, design, tradução, aulas particulares)
  • Passeios de cães ou pet sitting
  • Consultoria/mentoria na tua área de especialidade
  • Revenda online (OLX, Vinted, marketplaces de nicho)

     

Negócios com baixo investimento inicial (até 300€)

  • Workshops presenciais ou online (cozinha, artesanato, finanças pessoais)
  • Produção de conteúdos (YouTube, podcasts, TikTok) – investimento em microfone/luz básica
  • Produtos feitos à mão (artes manuais, bijuteria, costura, etc)

     

Investimento inicial médio (até 5.000€)

  • Alojamento local em espaço próprio ou arrendado
  • Food truck ou banca sazonal (gelados, sumos naturais, snacks saudáveis)
  • Negócio digital de nicho (loja online com produtos próprios ou dropshipping)

 

Todas as ideias de negócios lucrativos começaram em algum lado. Muitas, na cabeça relaxada de um sonhador, a meio das férias.

Esta também pode ser a tua história. Basta começares a apimentar as tuas ideias – agora mesmo! 😉

Um abraço bem apimentado,
Nuno Pimenta 🌶️