Se abriste este artigo, estás provavelmente preocupado com a instabilidade do mercado. Quem não?
Por muitos anos que se tenha disto, ver os investimentos a cair e a economia mundial a ter convulsões é aflitivo.
Como é que podemos lidar com tudo isto? Vou tentar dar uma ajudinha.

Na última Pimenta na Língua, partilhei algumas dicas simples que me ajudam a lidar com o stress financeiro. (Calma, ainda não subscreveste a nossa Newsletter? Regista-te aqui!)
Hoje, vou falar sobre lidar com a instabilidade económica de uma outra perspetiva: a prática.
O que está acontecer? Porque é que estás a perder dinheiro? O que podes fazer em relação às tuas finanças pessoais? É melhor reforçar investimentos, vender ou dar tempo ao tempo?
Vamos lá descomplicar esta pimentada!
Porque é que o mercado está em queda?
(ou, por outras palavras, porque é que quem investe está a perder dinheiro?)
Muito resumidamente: pura manipulação dos mercados.
Os EUA estão atolados em dívidas e precisam de arranjar forma de pedir mais dinheiro emprestado. Mas com as taxas de juro tão altas… é difícil.
Então, qual é o plano? Criar pânico no mercado. Como? Com ameaças e tarifas, que fazem os investidores fugir das ações e correr para obrigações (menos sexy, mas mais “seguras”).
Resultado: o dinheiro sai da bolsa, entra nos títulos do Estado, as taxas de juro descem… e voilà: já podem refinanciar a dívida com mais calma.
Isto pode abrir caminho a crédito mais barato para empresas e famílias — e até à tal “flexibilização quantitativa” (que é basicamente imprimir dinheiro com um nome bonito).
Coincidência? Estratégia? Tira as tuas conclusões. Mas o que é certo é que quem não percebe o jogo… perde nele.
Deves investir, vender ou emigrar para outro planeta?
Se tens alguma disponibilidade financeira, vontade de investir e conhecimento nesta área, talvez ainda consigas tirar algo positivo de toda esta situação.
Mas a verdade é que nem toda a gente tem condições – económicas, sociais, mentais, etc – para enfrentar estes riscos. A instabilidade financeira gera muito medo, sobretudo em quem tem um baixo nível de conhecimento em literacia financeira.
É por isso que, muitas das vezes, (e este ano não é exceção), assistimos a uma venda em massa de investimentos por um valor muito mais baixo do que realmente valem. O motivo? Receio de perdas maiores. E, em muitos casos, é uma decisão que faz todo o sentido.
Mas é exatamente por isso que estas fases podem ser benéficas para os investidores em condições de reforçar investimentos. Ninguém sabe o que vai acontecer daqui para a frente, mas existe a possibilidade (reforçada por evidências históricas) de, a longo prazo, sair daqui um retorno maior.
Esta pode também ser uma boa fase para investires em imobiliário. Apesar de os bancos não facilitarem tanto no crédito habitação e as taxas estarem mais elevadas, a maior necessidade de venda dá origem a negócios com melhores preços. Para além disso, não precisas de comprar um imóvel para investir em imobiliário – mas essa conversa fica para outra ocasião.
Se vais investir, vender ou dar tempo ao tempo, só tu podes decidir. Mas lembra-te de que deves sempre fazer escolhas financeiras de forma informada, ponderada e de cabeça fria.
Posto tudo isto, se estás mesmo fisgado em emigrar para outro planeta, tenho uma proposta melhor (e mais realista). Continua a ler – são só mais uns parágrafos.
Grupo de Apoio a Ansiosos Financeiros do Pimenta
Gostavas de conhecer outras pessoas com vontade de aprender mais sobre investimentos e melhorar as finanças pessoais? Malta com pimenta no sangue, com quem podes partilhar ideias, projetos e até angústias financeiras?
Então, precisas mesmo de conhecer a Comunidade Finanças com Pimenta.
Não, não é um grupo de apoio e não, não falamos (só) sobre ansiedade financeira. Mas oferecemos ferramentas gratuitas, descontos e vários ombros amigos sempre que o teu portfólio desvalorizar.
Ainda estamos em versão beta, e por isso os primeiros 300 membros – os fundadores! – recebem benefícios exclusivos.
Queres ser um deles? Basta usares o cupão “PIMENTAONFIRE“ para teres 100% de desconto no registo e 1 ano de acesso gratuito à comunidade, masterclasses, eventos e recursos para apimentares as tuas finanças pessoais.
Junta-te a nós e mantém-te a par das oscilações do mercado.
Um abraço bem apimentado,
Nuno Pimenta 🌶️